A configuração correta das aplicações de mail (Outlook, Thunderbird, iPhone, etc.) é importante para garantir que se possa aceder em simultâneo via interface webmail e múltiplas aplicações de gestão de correio. Sincronizaremos as aplicações entre si para que os utilizadores tenham sempre acesso a toda a correspondência seja qual for o dispositivo que estiverem a usar num determinado momento.
Servidor de receção de correio
- Utilizador: [email completo]
- Palavra-passe: [indicada pelo administrador ou alterada pelo utilizador]
- Servidor de receção (IMAP): mail.sooma.com
- Cifragem: STARTTLS (identificado como TLS no Outlook)
- Porta: 143
Servidor de envio de correio
- Servidor de envio (SMTP): mail.sooma.com
- Cifragem: STARTTLS (identificado como TLS no Outlook)
- Porta: 587
- Autenticado: Sim, com as mesmas credencias do servidor de receção.
O protocolo STARTTLS tolera aplicações de email mais antigas que não têm a capacidade de cifrar e nestes casos permite automaticamente a comunicação sem cifragem. Se desejar permitir apenas comunicações cifradas, no tipo de cifragem deve optar por SSL em detrimento do STARTTLS e deve indicar portas diferentes (respetivamente, 993 para o IMAP e 465 para o SMTP). Não existe diferença funcional entre os dois métodos de cifragem para além do SSL não permitir o fallback silencioso para ligações não cifradas.
A configuração das aplicações de correio com o protocolo IMAP (servidor receção) descrito acima garante o melhor serviço permitindo a sincronização perfeita da sua caixa de correio entre todos os dispositivos e a existência de cópias de segurança na cloud. Contudo, o protocolo POP3 apesar de desaconselhado está também disponível.
Se preferir o acesso via POP3 a configuração do servidor de receção é diferente:
- Servidor de receção (POP3): mail.sooma.com
- Cifragem: STARTTLS (identificado como TLS no Outlook)
- Porta: 110
Ou, se pretender permitir apenas ligações cifradas:
- Servidor de receção (POP3): mail.sooma.com
- Cifragem: SSL
- Porta: 995
Por favor garanta que as portas necessárias ao bom funcionamento do serviço estão desbloqueadas no equipamento (router/firewall) que protege a rede interna:
Portas para o servidor de receção IMAP: 143 (STARTTLS/TLS) e 993 (SSL)
Portas para o servidor de receção POP3: 110 (STARTTLS/TLS) e 995 (SSL)
Portas para o servidor de envio SMTP: 587 (STARTTLS/TLS) e 465 (SSL)
A configuração das aplicações de correio recorrendo ao protocolo POP3 estará disponível se o administrador do serviço tiver ativado esse serviço aquando da criação da caixa de correio (por omissão o acesso via POP3 está desativado). Por favor note que o administrador poderá ter optado por dar permissões de acesso distintas a diferentes utilizadores ou grupos de utilizadores.